Provavelmente você leu o título deste texto cantando (ou pode até ter lembrado de outro hit antigo: ”o nome dela é Jéssica”), se aconteceu isso vemos que conseguiram de novo criar um possível hit para o verão 2019, com uma letra simples, uma melodia grudenta, maçante e tornando-se o meme do momento nas redes sociais. O que isso tem a ver com o nosso mundo? Muito! Um dos conceitos da comunicação é fazer com que as marcas fiquem presas na cabeça das pessoas, como Gabriel Diniz fez com a música “Jenifer”, ultrapassando o público admirador do sertanejo e adentrando inclusive a internet. A partir daí, podemos tirar lições importantes para entender esse conceito e vamos apresenta-las nesse texto.

  1. Seja você o sucesso que todos esperam

“Despacito”, “Deu onda”, “Rebolation”, “Tô nem aí”… todos hits de verões passados e ano após ano surge uma música que gruda na mente das pessoas e embala festas, mesmo que não agrade a todos. Por isso, cria-se tanto a expectativa para saber qual será o música do verão, que vai provocar sentimentos em todo mundo.

Nos negócios não é diferente, as pessoas estão sempre esperando uma solução para a sua necessidade. Mas algumas marcas, assim como na música, surgem com ideias que fazem um grande sucesso momentâneo e depois somem. O consumidor está sempre com sede de uma novidade, uma nova abordagem ou uma forma diferente de se fazer algo, cabe então a você matar essa sede apresentado diferenciais do seu produto e algo realmente inovador. Pensar contrário é um exercício, por exemplo: não é inédito vender um sabonete que limpa, essa já é a função dele, então pense em algo além para o seu produto ou serviço e enxergue qual é o real diferencial dele.

  1. Quando for aparecer, saia do comum

Segundo os especialistas um dos pontos que fez a música “Jenifer” ser um sucesso foi o seu clipe: nele a protagonista é uma atriz que foge dos padrões de mulher perfeita impostos pela sociedade, sendo a musa do cantor por ser simplesmente ela mesma.

Sair do comum deve ser também o foco das marcas. Buscar mostrar uma linguagem e estilo visual que se destaque entre seus concorrentes é um desses diferenciais — lembramos que estes são todos os outros que também disputam a atenção do público, não apenas as marcas que concorrem em mercado. Lembre-se que não adianta seguir a onda do momento, fazendo somente aquilo que todos falam. É preciso criar sua própria linguagem e produzir algo realmente marcante.

  1. Estude o seu público

Uma pesquisa de 2017 revelou que 60% dos brasileiros usavam algum App de paquera, como o Tinder. Não temos como afirmar que os idealizadores da música pesquisaram antes, mas certamente sabem o sucesso que esses aplicativos fazem e que todos os seus usuários estão ali para encontrar a sua “Jenifer”. Pronto, eles criam, mesmo que inconscientemente, uma empatia com o público pegando algo com que se identificam.

O sucesso do seu trabalho de comunicação está diretamente relacionado a essa empatia: você precisa saber o que o seu público gosta, pelo que se interessa e um trabalho bem estruturado de Trade Makerting pode ajudar muito nisso. Estar próximo do mercado, ouvir os clientes e se relacionar serão excelentes formas de saber o que o seu público procura.

  1. Como não ser esquecido depois do carnaval

Conteúdo ruim com uma boa distribuição, só é um conteúdo ruim visto mil vezes.

Talvez depois do verão iremos esquecer da Jenifer e voltaremos a nossa vida normal, mas isso não pode acontecer com a sua marca. Se você alcançou o sucesso, precisa manter o trabalho, analisar, aprimorar e continuar impactando os seus clientes. Para isso um planejamento é fundamental, além de se tornar essencial saber os objetivos em curto, médio e longo prazo, ou seja deve-se tomar conhecimento que cada passo é um avanço nesse sentido.

Outro ponto importante é a qualidade do seu trabalho. Preze pelo conteúdo e também pela forma como você vai distribuir sua comunicação. Um conteúdo ruim com uma boa distribuição, só é um conteúdo ruim visto mil vezes, da mesma forma um conteúdo bom mal distribuído, só é um conteúdo bom que ninguém viu.

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