Imagine você tentando se enturmar em uma roda de amigos onde todos estão conversando sobre o novo assunto que surgiu ontem na Internet e você não sabe do que se trata, mas para chamar atenção de todos começa a falar sobre as suas conquistas da semana. Neste mesmo momento todos os seus amigos te olham sem entender e começam a se afastar, pois você não está sabendo engajar-se com eles – engajamento é uma palavra extremamente poderosa quando o assunto é marketing e em momentos de Marketing Digital ainda mais. Isso acontece todos os dias com marcas que não sabem aplicar o Marketing de Conteúdo nas suas plataformas digitais e acreditam que falar sobre si mesmo ainda vai gerar vendas como nas mídias convencionais do passado.

Marketing de Conteúdo é indispensável para qualquer empresa que queira se destacar no meio digital. Trata-se de: “Uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso.” (Rock Content, 2015). Mas vai muito além disso, refere-se a saber conversar, onde conversar e como conversar, sem se tornar o amigo chato da festa.

“Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.” – Martha Gabriel

Vender um produto é apenas uma consequência do processo de Marketing de Conteúdo, porque é através dele que você vai gerar suas respostas para a necessidade dos seus potenciais clientes e assim apresentar soluções, sem se tornar uma marca invasiva. Para isso existe um pilar dentro da estratégia chamada Inbound Marketing, onde com ela você consegue captar o máximo de informações com os conteúdos gerados para esta interação. E é descobrindo, que a marca consegue planejar, manter um discurso, mensurar, revisar e assim continuar o seu discurso seguindo o objetivo planejado anteriormente.

As redes sociais são só um suporte para o amplo campo de possibilidades que o Marketing de Conteúdo permite explorar. Empresas devem primeiro planejar-se e traçar estratégias, para então optar por escrever em um blog, ou criar um ebook que tragam materiais relevantes não ligados diretamente ao seu produto, mas que chamem atenção para a área de atuação da sua venda. Catálogos online também são uma boa maneira de captar leads e gerar um banco de dados relevante para a marca. Enfim, muitas são as opções que qualquer marca pode escolher afim de conseguir engajamento no meio digital.

Segundo a Content Trends 2018 (pesquisa que analisa as tendências do Marketing de Conteúdo), 73% das empresas brasileiras já adotam o Marketing de Conteúdo e 61,8% das que não adotam pretendem utilizar o Marketing de Conteúdo. Isso acontece porque essa metodologia reduz os custos da empresa com tempo e verba, já que todo o seu material vai ser direcionado para a pessoa certa, aumentando as possibilidades de venda. Mas uma coisa sempre tem que estar clara na cabeça de quem opta por esse tipo de negócio: não é para falar de você diretamente e sim ficar atento ao que todo mundo está falando. Só assim você conseguirá entender aonde deve fincar a sua bandeira.

Se você está pensando em adotar a estratégia de Marketing de Conteúdo, mas não sabe por onde começar, o ideal é contratar uma agência especializada, como a Kzulo, para te orientar e traçar os melhores caminhos para o seu sucesso.

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